ALIQUID NOVI

Notícia bibliográfica

Na catalogação produz-se notícias bibliográficas.

A notícia bibliográfica é um registo escrito que contém anotações completas e organizadas das características bibliográficas do documento e que é incluída num catálogo ou numa bibliografia. É dividida em 3 partes:

  1. Cabeçalho ou ponto de acesso: é um termo através do qual se tem acesso ao registo e pode ser o nome do autor, o título, o assunto e qualquer outro elemento relevante.
  2. Corpo: é a zona onde se descreve o documento – título, indicação de responsabilidade (autorias, etc.), menção da edição, pé de imprensa, etc.- assim como notas complementares, ISBN, modalidades de aquisição.
  3. Outros elementos: assunto(s) (indexação), cota, outras notações.
ficha

A dimensão de cada notícia varia com o número de informações que forem introduzidas pelo catalogador, desde um nível abreviado, contendo apenas os elementos essenciais, até a um nível detalhado, em que é enriquecida com informações pormenorizadas sobre o documento. Nas nossas bibliotecas assumimos apenas uma catalogação a um nível abreviado para a generalidade dos itens que fazem parte da nossa colecção. Ocasionalmente, introduzimos notas enriquecedoras nos casos em que pedagógica ou administrativamente se justifica, tendo em conta o nosso público.

Exemplo de fichas dactilografadas, com a mesma descrição, mas com pontos de acesso (cabeçalhos) diferentes, uma vez que cada uma integraria catálogos diferentes: o que tem o autor como cabeçalho iria para o catálogo de autor, o que tem o título iria para o catálogo de títulos e os que têm  o assunto iriam para o catálogo de assunto (neste caso, seriam dois porque o indexador identificou dois assuntos, mas tanto poderia haver apenas um, como muitos mais, conforme os casos):

00cabecalhos

Fonte

Nos nossos dias, os catálogos das bibliotecas e arquivos tendem a ser informatizados.

Shelf-List
Antigo sistema de catalogação: fichas inseridas em gavetas.