ALIQUID NOVI

Porquê C.D.U.

Cada documento (livro, DVD, etc.) contém informação e essa informação pode ser resumida num assunto (ou em vários, se for o caso). Depois de analisar o documento, os bibliotecários identificam esse tema (ou temas) e “traduzem” para uma linguagem em código, a CDU. Quando alguém quiser consultar um ou vários documentos que tratem um determinado assunto, é só procurar pelo código certo, depois de se consultar as tabelas, e localizá-lo ou, em linguagem de biblioteca, recuperá-lo.

  • Trata-se de uma CLASSIFICAÇÃO porque pretende atribuir a um determinado tema ou assunto do conhecimento humano uma classe através de uma notação em algarismos e, por vezes, por letras e outros símbolos.  Por outras palavras, considera-se que o conhecimento humano é passível de ser dividido em classes, correspondendo cada tema ou assunto a uma delas, e que cada uma pode ser dividida, por sua vez, em subclasses hierarquicamente dependentes da classe onde está inserida. As tabelas da CDU estão organizadas num sistema coerente que representa o conhecimento humano, com as respectivas relações associativas e  referências entre conceitos e áreas afins
  • Assenta no SISTEMA DECIMAL, isto é, prevê 10 classes (da 0 à 9). Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais e que estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal (Classe = tema, subclasse = tema subordinado ao primeiro, por aí fora, até ao assunto mais específico que se possa imaginar, numa relação hierárquica).
  • É uma ORDENAÇÃO UNIVERSAL porque o resultado final deverá ser decifrado por toda a gente, independentemente da língua ou sistema de escrita que dominem. Daí a notação feita através de algarismos, uma linguagem percebida universalmente.