ALIQUID NOVI

CATÁLOGO


Sumário

Um catálogo é um instrumento de gestão da informação contida numa biblioteca sob a forma de documentos, seja qual for o seu formato. Contém a apresentação e descrição de cada um dos documentos e pontos de acesso que permitem aceder rapidamente à informação sobre o conteúdo dos documentos.

Atenção, não dá acesso aos próprios documentos, embora com a digitalização crescente é tecnologicamente possível que um catálogo contenha também o documento em si, mas não é essa a sua função inicial.

FUNÇÃO DE UM CATÁLOGO DE AUTORES E TÍTULOS:

  • Informação sobre uma edição particular: o que se cataloga é uma determinada edição da obra de um autor (ou autores). É obrigatório distinguir as diferentes edições.
  • Número de edições que existem de uma determinada obra ou documento: quando, existem várias edições, o título é o mesmo, o autor é o mesmo, mas os textos foram impressos a partir de matrizes diferentes e podem conter diferenças entre si, por vezes significas.
  • Toda a produção de um referido autor existente numa biblioteca: um catálogo deve ser organizado por forma que se possa recuperar a informação de toda a obra de um determinado autor.

Do ponto de vista tecnológico, estas tarefas são perfeitamente viáveis, bastando saber utilizar um catálogo de forma eficaz.

Para a primeira função não se levantam problemas de maior, mas para as segunda e terceira funções um leitor só terá a possibilidade de obter a informação se o serviço de catalogação trabalhar de acordo com as normas. Estas exigem que se faça o CONTROLO DE AUTORIDADE, determinando-se a FORMA ELEITA ou RUBRICA UNIFORME.

IMG0092
Catalogação na Biblioteca Pública de Canterbury, Cambridge Terrace [1967] http://christchurchcitylibraries.com/Heritage/Photos/Disc11/IMG0092.asp