Tomar notas

Tomar notas ao longo do trabalho das informações relevantes é crucial para não se perder dados e ideias importantes. Não confiar na memória.

Apontar notas de quê?

  • Notas de leitura e elementos das fontes de informação.
  • Ideias e métodos.
  • Títulos das obras, URL da Internet, etc.
  • Palavras-chave e termos de cabeçalhos para pesquisa.
  • Apontamentos retirados da consulta preliminar das fontes.

notas

Nos ambientes de investigação “a sério” é uma exigência básica a tomada de notas e a disponibilização desses apontamentos no caso de ser necessário verificar a qualidade e seriedade da investigação.

Registos bibliográficos das edições consultadas.

Muitas vezes verificamos que os alunos não registam os elementos das fontes que consultam e perdem essa informação. Mais tarde não são capazes de reencontrar esses elementos e não conseguem fazer uma referência capaz.

Porque é importante fazer bibliografia?

127_e19-88_0001

ORTIGÃO, Ramalho, 1836-1915
[Caderno de apontamentos / de Ramalho Ortigão]. — [s.d.]. — 1 caderno : il. ; 15 x 11 cm
Autógrafo a lápis e tinta lilás. — Caderno quadriculado com folhas escritas de ambos os lados. — Inclui vários desenhos relacionados com arte, do punho do autor, e os desenhos expostos dizem respeito à Igreja de S. Dinis (Vila Real). Na capa tem colada uma etiqueta com os seguintes títulos a tinta preta: «Explicação de alguns termos de Arte e provincianismos do Minho — Notas de ethenographia portuguesa — Notícias archeologicas de Coimbra, Viseu, Porto, Villa Real e Caldas de Moledo». — Pertence a um conjunto de 109 cadernos de apontamentos com impressões de viagens, visitas a exposições, museus e edifícios históricos, reflexões várias, etc., datáveis entre 1887-1914 (BNP Esp. E19/79-187).
BNP Esp. E19/88
Anúncios