Procurar informação

Qualquer trabalho de projecto baseia-se em INFORMAÇÃO, contida em documentos sob diversas formas (escritos, icónicos, audiovisuais, multimédia) e suportes (livro, revista, jornal, filme, programa informático, página da WEB, ou outro qualquer).

A informação é a matéria-prima sobre a qual iremos trabalhar. Qualquer conteúdo que seja produzido em resultado do nosso trabalho terá, obrigatoriamente, de assentar em informação documentada e acessível.

Quando se procura informação pretende-se:

  1. Identificar o tipo de documentos que fornecem a informação de que necessitamos, de acordo com os nossos objectivos.
  2. Identificar as obras que tratam especificamente do tema.

Nesta fase, teremos de elaborar uma primeira lista dos recursos disponíveis, constituindo uma primeira versão da BIBLIOGRAFIA (ver).

Os documentos podem assumir diversos suportes: impressos ou não impressos, electrónicos (CD-ROM, web); imagens (formas icónicas), animadas (filmes) ou não (fotografias, estampas, …). Todas estas formas podem estar contidas em material multimédia, juntado-as todas.

Também há o livro electrónico, que tanto pode ser uma cópia da imagem de um livro impresso, como pode ser um objecto multimédia sofisticado. Um e-book (ou, se preferirem, e-livro), não vale menos do que a mesma obra publicada em livro impresso convencional. Não é a forma que determina a qualidade da informação do documento, é o conteúdo, na riqueza e no rigor da informação nele contida.

Em certos círculos, nomeadamente nas publicações académicas e técnicas, há fontes de informação que já só circulam na sua forma digital.

Anúncios