Definição do produto final

A tecnologia de que dispomos, permite-nos diversificar muito o modo de apresentação do produto final a um preço relativamente acessível.

Podemos usar recursos audiovisuais, texto escrito com ou sem ilustrações, fazer uma apresentação gráfica (PowerPoint ou equivalente), criação de uma página Web, blogue ou similar, fazer uma exposição à maneira clássica, fazer vídeo, podcasts, até pequenos jogos. Há muito por onde escolher.

multimadia

O mesmo material aplicado em vários meios e suportes para diferentes públicos e em diversos tempos.

Imaginemos: o resultado final de um trabalho de pesquisa é apresentado à turma através de uma apresentação, depois de o texto,  escrito num processador de texto e guardado num ficheiro de texto, ter sido verificado e validado pela professora da disciplina a partir de uma cópia entregue em PDF. O mesmo texto é colocado num blogue que a turma criou para conter os trabalhos feitos ao longo do ano, acompanhando o texto por um videoclip elaborado a propósito do tema pelo grupo, e que fica disponível para ser visto pelos pais, amigos ou outros interessados no tema. A apresentação, gravada através de um smartphone de um colega (autorizado pelos colegas e pelo professor, claro!!!!) é usado para avaliação pelos alunos e que o colocam num serviço de rede social para mostrar à família ou aos amigos. Diferentes públicos, diferentes tempos de visionamento, diferentes suportes e meios, o mesmo conteúdo.