Começar um trabalho

Depois de escolher um tema e o ângulo de abordagem, é tempo de desenvolver uma visão geral sobre o tema.

Devemos fazer umas leituras exploratórias. Podemos fazê-las em obras de referência, em livros de carácter geral, em sítios da Internet cuja informação seja de qualidade, em filmes, entre outros recursos. A ideia é começar a ter uma ideia mais precisa do tema, do seu âmbito, dos diversos ângulos de abordagem, dos assuntos com ele relacionados e de outros elementos introdutórios.

PLANIFICAR

pes

Nesta fase, convém fazer um esboço do plano de pesquisaincluindo a elaboração de um calendário, através de um cronograma.

Um cronograma é um instrumento de gestão do tempo disponível para a execução de um determinado trabalho. Com a forma de uma tabela, deve ser visualmente simples.
Nessa tabela, num dos eixos discrimina-se cada etapa (“O quê”) e no outro eixo representa-se o tempo (“quando”)  em blocos regulares (dias, semanas, meses).
Exemplo de um cronograma, de um trabalho organizado conforme o modelo The Big6 e a ser executado em 8 semanas:
cronograma
O cronograma é importante não só para demonstrar a exequibilidade de um projecto apresentado a um orientador (professor), a uma instituição ou a um cliente, mas também para planeamento do próprio pesquisador. Permite que planeie quanto tempo será gasto nas actividades previstas em cada etapa, permitindo a sua monitorização, controlando o tempo de execução, evitando atrasos ou aflições de última hora.
Uma boa planificação do trabalho permite evitar desperdícios de recursos, nomeadamente o tão precioso tempo, assim como ajuda a gerir o calendário de forma a que se respeite os prazos estipulados.
Anúncios