Webinars LEYA

Encontro Digital Educação

Página das webinars [aqui]

________________________

Episódio 1 – Ensino à distância – Como comunicar e planificar?

Carlos Pinheiro

Formação destinada a Professores

  • Modelos de e-learninge plataformas de aprendizagens disponíveis
  • Como selecionar e como começar a utilizar um sistema
  • Comunicação síncrona e assíncrona – contextos de utilização
  • Planificação no ensino à distância
  • Como conceber recursos
  • Gestão da comunicação e interações
  • Como avaliar e dar feedback

[PPT]

Professor bibliotecário e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Área de especialização em Ciências da Comunicação.
Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares.
Participa com regularidade em conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito das novas tecnologias e do seu impacto no ensino e na leitura. Editor do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt) e da plataforma MILD – Manual de Instruções para a Literacia Digital (https://mild.rbe.mec.pt).
Tem vários artigos publicados em jornais e revistas sobre tecnologias educativas, leitura e bibliotecas escolares.

Episódio 2 – Tirar o máximo partido de recursos digitais.  Como selecionar e como criar recursos digitais relevantes?

Carlos Pinheiro

Formação destinada a Professores

  • Características de um Recurso Educativo Digital (RED)
  • Como selecionar e criar recursos para ensino online
  • Recursos educativos em português – plataformas e recursos livres
  • Como criar apresentações, questionários, vídeos interativos, podcasts entre outros recursos.

[PPT]

Episódio 3A Avaliação no Ensino à Distância – Como aferir as aprendizagens dos alunos?

Carlos Pinheiro

Formação destinada a Professores

  • Princípios da avaliação online
  • Selecionar instrumentos de avaliação para cada contexto
  • Técnicas e instrumentos de avaliação disponíveis
  • Como criar atividades de avaliação (questões de aula, fichas e testes com feedback imediato)

[PPT]

Episódio 4 – Ferramentas 

Carlos Nunes

Professor de Informática. Formador  de professores nas áreas das Tecnologias Educativas.Autor de manuais escolares e do canal Youtube «A Pensar em».

Destinado a Professores

• Fazer chegar os recursos aos alunos
• Criar videoguiões das aulas
• Locucionar textos
• Armazenar, criar e partilhar conteúdos
• Criar formulários

[PPT]

Episódio 5 – Principais ferramentas para Ensino à Distância.
Como começar a utilizar.

Formação destinada a Encarregados de Educação e Professores

Carlos Nunes

Professor de Informática. Formador  de professores nas áreas das Tecnologias Educativas.
Autor de manuais escolares e do canal Youtube «A Pensar em».

  • Apps para trabalhar num smartphone ou tablet
  • Visualizar, criar e editar documentos online
  • Ferramentas de videoconferência (boas práticas e dicas de utilização)
  • Utilização de plataformas de conteúdos digitais educativos

[PDF]

Episódio 6.º – A vida não está para brincadeiras.

Eduardo Sá

Webinar dedicado a Encarregados de Educação e Professores

«A vida não está para brincadeiras é um webinar da Leya Educação em conjunto com a Escola Amiga da Criança, dedicado a todos os professores, mas, também, aos pais! Dedicado às dúvidas de todos. Aos seus desabafos. E a todo o “vendaval” de questões que este período lhes trouxe e que, por vezes, eles guardam só para si. Mas é, também, um espaço onde cabem os pequenos-nada que este período de isolamento lhes trouxe. Os gestos quase insignificantes, dos professores para os seus alunos e vice-versa, que acalentam e animam uns e outros. Sobretudo quando a escola e a família tentam ser, todos os dias, mais cooperantes uma com a outra.»

Episódio 7

Módulo I

Esclarecimento de questões – Implementação E@D no 3.º período

Módulo II

Biblioteca Escolar no plano E@D da escola

Carlos Pinheiro, Professor Bibliotecário.

  • Biblioteca digital
  • Criação de recursos educativos – o papel da Biblioteca Escolar
  • Curadoria de recursos
  • Trabalhar em rede

[PPT]

Episódio 8 -E@D: como apoiar alunos com dificuldades.

Rafael Pereira

Formação destinada a Professores

Formas de trabalho à distância que poderão ser mais adequadas para estes alunos. Apresentamos diferentes estratégias possíveis e exemplos de materiais adaptados.

  • Como trabalhar à distância com alunos que têm dificuldades de aprendizagem?
  • Adaptação de materiais de trabalho e avaliação
  • Instrumentos digitais adequados

[PPT]

Episódio 9 – Planificar e avaliar em E@D – uma abordagem prática

Ana Paula Loureiro

Formação destinada a Professores

São várias as questões sobre a avaliação no atual contexto:

• Qual a melhor forma de avaliar?
• Como garantir a fiabilidade da avaliação?
• A avaliação deve ser síncrona ou assíncrona?
• Que elementos devem ser contabilizados para a avaliação?
• Quais as ferramentas e instrumentos facilitadores da avaliação?
• E na minha disciplina?

Avaliar à distância e planificação no contexto atual.

• Planificação semanal disciplinar
• Organização interdisciplinar
• Ferramentas simples de avaliação (Forms / Quizizz / Kahoot / Aula Digital)
• Exemplos de avaliação de atividades em diferentes disciplinas e ciclos de ensino

[PPT]

Episódio 10 – Colaboração e cooperação em E@D – Como apoiar alunos no trabalho de grupo a distância

Vítor Bastos

Trabalho colaborativo e o trabalho de grupo entre alunos no Ensino a Distância.

1. Colaborar para aprender e aprender a colaborar

  • Contextualização
  • Cooperar e colaborar
  • A avaliação formativa enquanto elemento regulador das aprendizagens em percursos colaborativos

2. Trabalho de grupo entre alunos

  • Orientações para os alunos
  • Organização dos grupos
  • Ferramentas digitais colaborativas
  • Exemplos de trabalhos e de temas colaborativos

[PPT]

Episódio 11 – Para que servem as histórias?

Eduardo Sá

Webinar destinado a Encarregados de Educação e Professores

As histórias potenciam a digestão de tudo aquilo que se aprende. Temos muito a ganhar com as histórias…contem histórias!

 

«As histórias são a sobremesa do pensamento. E potenciam a digestão de tudo aquilo que se aprende. É por isso que as histórias são necessárias e insubstituíveis. Dão uma gramática para tudo aquilo que se vive. Num momento em que a realidade se desestrutura a um ritmo acelerado, a forma como recriamos sentidos muito tem a ganhar com as histórias, que nos ajudam a pôr os valores em perspetiva e a bem-querer a amizade, a família, os afetos, a solidariedade, a natureza…

Por tudo isto, deixem-se de… “histórias”! E contem(-lhes) histórias!»

Episódio 12 – Estratégias para o aluno manter a autonomia, o foco e a motivação no E@D.

Ana Mafalda Lapa

Destinado a Encarregados de Educação e Professores

Apresentadas técnicas para a autorregulação dos alunos, complementadas com aplicações digitais gratuitas e que se constituem como ferramentas para uma aprendizagem mais eficiente e atrativa.

Em casa – o estudo autónomo

  • Técnicas para manter o foco
  • Trabalho por objetivos
  • Combater a procrastinação
  • Organização do estudo
  • Métodos de estudo
  • Hábitos saudáveis

Na escola – os exames

  • A véspera
  • A prova

[PPT]

 

Episódio 13 – A dinâmica do jogo como estratégia de aprendizagem.

Carlos Pinheiro

Destinado a Encarregados de Educação e Professores

A aquisição de competências físicas e cognitivas associada aos videojogos tem sido demonstrada em inúmeros estudos nos últimos anos. As vantagens dos videojogos na educação e demonstrar como a gamificação poderá ter um impacto positivo significativo no sucesso escolar.

  • As vantagens pedagógicas dos videojogos
  • Exemplos de implementação por áreas disciplinares (temas, engagement e avaliação)
  • Exemplos de videojogos com potencialidade educativas (Minecraft, Discovery Tour, Math Blaster, Civilization)
  • Videojogos vs gamificação (clarificação do conceito de gamificação «Utilização de elementos de design do jogo em contextos de não-jogo»)
  • Exemplos práticos de gamificação na educação (Quest to Learn, Khan Academy, Ás do PorMat)
  • Como implementar de forma simples um projeto de gamificação em contexto de educação

 

Episódio 14 – Questionários passo a passo – instrumentos para a avaliação online.

Carlos Pinheiro

Destinado a Encarregados de Educação e Professores

Os questionários online são um fantástico instrumento de avaliação, permitindo fornecer um feedback instantâneo e automático e tirar partido das componentes de gamificação. Neste Encontro Digital apresentaremos um conjunto dicas e orientações sobre a elaboração de perguntas para questionários online e demonstraremos o funcionamento de algumas das mais populares ferramentas de criação de questionários.

Conselhos na elaboração das perguntas

Ferramentas passo a passo:
Kahoot, Quizizz e Google Forms

 

Episódio 15 – Existe educação inclusiva remota? E o futuro?

David Rodrigues

Webinar destinado a Encarregados de Educação e Professores

O paradigma da «Educação Inclusiva» repousa fortemente no contacto presencial. Na ausência desse contacto, precisamos de pensar em ações que possam atenuar este impacto negativo, que é certamente maior para os alunos com necessidades educativas específicas.

• Conceito de «Educação Inclusiva»

• Diferença e desigualdade

• A educação e a desigualdade

• «Educação Remota» e inclusão

• Pistas de atuação para um futuro próximo.

 

Episódio 16 – O que será a escola do… presente!?

Jorge Sottomaior Braga

Destinado a Encarregados de Educação e Professores

Como o trabalho do professor e da escola pode ser afetado e beneficiado pela mutação para o digital, numa perspetiva de segurança, desburocratização e foco naquilo que é o mais importante: o processo ensino-aprendizagem.

  • O mundo mudou.
    A mutação para o digital na sociedade e na escola.
  • O portão da escola está aberto!
    Quais os riscos a que está sujeita uma escola online?
  • Quem és tu e o que é que estás aqui a fazer?
    Como aumentar a proteção da identidade digital de professores e alunos?
  • Plataformas, plataformas, plataformas.
    Como melhorar a segurança e privacidade de aplicações e serviços.
  • Onde é a sala dos professores?
    Dicas para estruturar e organizar uma escola digital online.
  • Não às grelhas, sim aos dados!
    A gestão documental digital.
  • O futuro
estamos on rbe