Sumário ou índice?

O que é um sumário e o que é um índice?

É muito habitual os editores chamarem índice à lista de assuntos que uma publicação trata e que é inserida no início, como deve ser, ou no fim do volume.

Mas esta prática é incorrecta. Tecnicamente devemos chamar a essa lista de matérias “sumário”, embora também exista quem lhe atribua o nome “tábua de conteúdo” (um galicismo, parece-nos).

Antigamente usava-se o termo “índice de capítulos” que, entretanto, caiu em desuso. Depois disso generalizou-se o termo “índice”, dando-se a habitual confusão entre índice e sumário.

Índice é o termo técnico utilizado noutra função de um livro com muita informação, normalmente de cariz científico, técnico ou cultural. Localizado no fim do livro, serve para dar informação ao leitor de assuntos tratados no interior do texto e contém uma nota sobre a página onde se pode encontrar esses fragmentos.

Sumário: “lista de títulos e subtítulos das partes de um documento, segundo a ordem pela qual se apresentam num texto e com indicação das páginas ou das colunas em que essas partes começam”, apresentando assim um resumo do conteúdo do documento.

Índice: documento secundário, isto é, cuja informação deriva de documentos originais, destina-se a localizar a informação contida num documento. Pode-se também elaborar um índice para vários documentos. Normalmente, um índice aparece-nos no fim dos documentos, como anexo, mas há casos em que constituem documentos independentes.

Como se organiza um índice:

  • Trata-se de uma lista de termos seleccionados a que se associa notações com a localização da referência ao termo nos documentos.
  • O índice pode ser geral ou específico. No caso de um índice específico: pode conter apenas os termos de pessoas (onomástico), lugares, matérias, etc.
  • Normalmente apresenta-se por ordem alfabética dos termos, mas também pode ser apresentada por ordem de frequência decrescente (índice hierárquico).
  • Exemplo de uma notação: no índice da edição de uma determinada obra surge-nos a notação “abside, 27, 35, 48”. Significa que o termo do referido assunto consta na edição nas páginas 27, 35, 48.