Obras de referência

São fontes de informação que servem para consulta rápida e que contêm informação apresentada de forma concisa, constituindo sínteses do conhecimento mais recente existente sobre as mais diversas temáticas e, por isso, têm um carácter meramente informativo e impessoal sob a forma de verbetes.

Esta categoria inclui as enciclopédias, os dicionários de diversos tipos, os atlas (para localização geográfica), os guias, compêndios e manuais sobre uma assunto particular ou campo de conhecimento, entre outros.

Fornecem rapidamente uma visão geral do tema e de assuntos relacionados, além de referências importantes sobre personagens, factos fundamentais, conceitos, localização no espaço e no tempo, relatos, listas, bibliografia, cronologias, convenções, entre outras.

Verbete é um texto escrito informativo, destinado a tratar um determinado assunto ou conceito obedecendo a padrões descritivos sistemáticos. A forma e a extensão depende do tipo de obra para a qual é escrito: um verbete para dicionário é necessariamente diferente do um elaborado para uma enciclopédia. É essencialmente destinado a consulta, daí a sua forma sintética que ajuda ao acesso imediato.

No caso das enciclopédias e de alguns dicionários especializados, há verbetes com uma certa extensão, por vezes de várias páginas, quando os temas são complexos e exigem textos mais compridos. Em termos de conteúdo, a grande virtude destes textos, se tiver havido qualidade na sua elaboração, reside no facto de reflectirem um certo “estado da arte” do assunto tratado.

A Wikipédia é uma enciclopédia com características pioneiras e únicas. Ver porquê?

Anúncios