Indexação

A indexação é o processo que consiste em descrever e caracterizar um documento a partir dos conceitos (assuntos) de que trata. O objectivo é permitir que se faça uma pesquisa eficaz através do tema ou assunto que os documentos contenham.

A indexação é a operação intelectualmente mais exigente na catalogação de um documento e em que é exigido um grande rigor. Apesar disso, não há normas que garantam a objectividade da análise do documento e apoiem uma decisão correcta por parte do indexador na altura de fazer a representação dos conceitos de forma coerente e uniforme. Existe tanta multiplicidade e diversidade de casos que se torna impossível elaborar uma tipologia e, daí, estabelecer regras bem definidas.

O problema da falta de uniformidade e coerência multiplica-se quando se quando está em causa o trabalho em rede de vários indexadores em instituições diferentes.

Uma representação temática depende de uma leitura parte do indexador, que tem sempre o seu grau de subjectividade, mesmo que se procure empenhadamente ser objectivo. Também depende do público a que se destine. Não é indiferente fazê-lo para uma biblioteca escolar ou para uma biblioteca universitária, para uma biblioteca com um público especializado ou para uma biblioteca destinada ao público em geral.

Uma boa indexação implica evitar “ruído” ou “silêncio”. Há “ruído” quando se faz uma pesquisa por um determinado termo (descritor) e se obtém documentos que nada têm a ver com o que se procura. Há “silêncio” quando se procura informação que pode existir na biblioteca mas em que o sistema de recuperação não dá referência.

Um dos problemas do indexador prende-se com a ambiguidade que deriva de se utilizar linguagem natural, com toda a sua riqueza de significados:sinonímia, polissemia, homografia, paronímia, palavras cognatas, falsos cognatos, “falsos amigos”, dupla grafia, entre outras situações.

Para limitar os problemas, controlando o vocabulário, desenvolveram-se alguns  instrumentos de trabalho: o tesauros e a lista de cabeçalhos de assunto.