Normalização


A referência bibliográfica e a sua forma simplificada, a citação, obedecem a um certo número de princípios, mais ou menos normalizados.

Noutros tempos, não havia uma normalização formal e a prática variava bastante conforme a tradição académica de cada Universidade (fala-se na norma de Coimbra e na de Lisboa, por exemplo) e a “autoridade” de certos autores. A comunidade científica e artística era pouco numerosa e todos os princípios eram transmitidos numa relação do tipo mestre-aprendiz.

Porém, nos nossos dias, o impressionante crescimento da produção e da circulação de informação, a multiplicação dos tipos de suportes dos documentos, a generalização das novas tecnologias e as novas formas de relação entre os produtores e os consumidores de informação, tornou evidente a necessidade de se recorrer à normalização na representação dos documentos.

As normas nasceram para que os documentos pudessem circular sem entraves e isto só pode acontecer se houver um protocolo que todos conheçam e que permita identificar e caracterizar o documento da mesma forma, em todo o lado.

Foram criadas normas a nível internacional, elaboradas pela I.S.O. (International Standardization Organization), e a nível nacional, elaboradas em Portugal pelo I.P.Q. (Instituto Português da Qualidade).

A Organização Internacional de Normalização, mais conhecida pelo acrónimo ISO, é uma entidade que congrega os organismos de normalização de cerca de 170 países. Fundada em 23 de Fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, excepto na electricidade e electrónica.

O Instituto Português da Qualidade, é um instituto público que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar. Por outras palavras, é o organismo que trata da normalização em Portugal e, no que respeita a estas questões relacionadas com as bibliografias, fá-lo através de uma Comissão Técnica de especialistas, a CT-7.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s