Citação bibliográfica


Uma citação bibliográfica é uma forma abreviada de uma referência bibliográfica. Destina-se essencialmente a dar uma informação ao leitor da fonte que consultámos para elaborar o nosso trabalho.

Devemos salientar que uma boa prática neste âmbito é, antes de mais, uma prova de consideração pelo leitor, por dois motivos. Por um lado, fornecemos pistas que permitem verificar se a informação por nós recolhida é de qualidade, é fundamentada e é credível, uma vez que se torna numa prova de que não fizemos fraude nem inventámos matéria. Por outro lado, torna-se em si mesmo informação no caso de o leitor não conhecer o documento e dele precisar.

Normalmente, a citação surge na forma de uma pequena nota sumária.

Devemos colocar sempre a nota da citação no documento produzido, logo a seguir ao segmento de texto que estamos a produzir e cuja informação tenha resultado da consulta de uma determinada fonte. Ou seja, para cada conteúdo que produzamos e que seja baseado em fontes consultadas, devemos fazer uma citação.

Pode-se optar por duas situações:

1. No próprio texto, entre parênteses. Tem o defeito de tornar o texto descontínuo e é usado sobretudo em artigos de revistas científicas;

2. Através da criação de uma nota colocada

  • ou ao fundo da página (pé de página ou rodapé)
  • ou no fim de um capítulo (no caso de obras extensas)
  • ou no fim de uma obra (no caso de obras curtas).

Na linha do texto em que surge o conteúdo citado deixa-se uma chamada (um algarismo) que nos remete para a nota de citação com a mesma numeração: à chamada 4 correspondeu a nota 4.

O MÉTODO MAIS CÓMODO é o de utilizar os atalhos para introduzir automaticamente NOTAS DE RODAPÉ que existem nos processadores de texto (MS Word e similares: no MS Word 2007 ou 2010, ver em “referências”; nas versões mais antigas, ver em “inserir”) e é o melhor para quem lê e para quem escreve.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s