Concurso Nacional de Leitura: uma aluna do Agrupamento na fase nacional

No escalão etário do 3.ª CEB, a nossa representante Maria da Luz Cruz, que frequenta o 7.º ano na EB 2 da Mealhada, foi apurada para a última fase do Concurso Nacional de Leitura, a fase nacional.

A Maria da Luz mostrou elevada competência nas provas a que se sujeitou. A forma expressiva, sem exageros histriónicos, como interpretou o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen na leitura expressiva, e o brilhante raciocínio, bem desenvolvido e estruturado, na prova de argumentação, fizeram com que o júri a distinguisse com o apuramento para a fase nacional.

Outra nossa participante do Agrupamento foi Matilde Simões, aluna do 4.º ano, incluída no escalão dos alunos do 1.º CEB, que frequenta a EB 1 da Pampilhosa. A Matilde portou-se muito bem nas provas, demonstrando todas as suas competências. Terá sido traída pela ansiedade, que é um factor que todos os participantes experimentam, mas que em algumas pessoas resulta em inibição.

De assinalar que, nesta fase, a qualidade dos concorrentes é muito elevada e o nível de desempenho é muito semelhante entre si. No dia 19, houve provas para determinar os participantes na segunda parte desta fase do concurso, através de um questionário com respostas de escolha múltipla, com muitos concorrentes empatados na classificação. O desempate foi determinado através da avaliação de um texto escrito que cada um desenvolveu depois do questionário, dado um tema. Portanto, a participação da Matilde na prova de ontem já significou uma grande vitória pessoal.

Dos 3 concorrentes, um tinha de ficar de fora e o júri, que não teve tarefa fácil, decidiu que seria a Matilde e respeitamos muito essa decisão.

Nestas situações, o fair-play é um princípio muito importante que procuramos cultivar. O júri é independente e soberano. Em todo o processo houve respeito pelas regras e lealdade na forma como a organização se comportou, sem interferências na escolha dos apurados. Pena é que esse princípio seja tão ignorado por muitos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s