Concurso Nacional de Leitura – fase distrital

IMG_2265

A representação do Agrupamento: Bernardo Almeida, Camila Crispim, Maria Restes, Débora Cruz e o professor António Breda de Carvalho.

O Agrupamento de Escolas de Mealhada participou na fase distrital de Aveiro da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura, organizada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, cujas provas decorreram no dia 27 de abril, no Pavilhão Municipal Professor António Costeira, em Oliveira de Azeméis. Os alunos Camila Crispim (9º A), Bernardo Almeida e Maria Restes (9º B) representaram a Escola Básica nº 2 de Mealhada, e a aluna Débora Cruz (10º D), a Escola Secundária.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), o IP Camões, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Participaram nesta fase distrital 255 alunos de 63 escolas dos 16 concelhos do distrito do Aveiro.

No período da manhã, os participantes do 3º ciclo do ensino básico realizaram as provas escritas sobre os livros “A Estrela”, de Vergílio Ferreira, e “A Instrumentalina”, de Lídia Jorge, enquanto as provas do ensino secundário incidiram sobre os romances “Aparição”, de Vergílio Ferreira, e “Emigrantes”, do escritor oliveirense Ferreira de Castro.

À prova oral chegaram cinco finalistas, de cada nível de ensino, tendo sido constituída por um momento de leitura expressiva e outro de compreensão das obras já referidas.

As alunas Margarida Aguiar, da Escola Secundária João Silva Correia, de São João da Madeira (1º classificada em 173 participantes do 3.º ciclo), e Joana Gaspar Ferreira, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira (1.ª classificada do ensino secundário em 82 participantes), foram as vencedoras desta fase distrital. Irão representar o distrito de Aveiro na final do CNL 2015/2016, que decorrerá em Lisboa, entre o final do mês de junho e o início de julho.

Além das vencedoras, o júri escolheu como suplentes as alunas Diana Catarina Marques (3.º ciclo), da Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, de Pinheiro da Bemposta, e Diana Sili (ensino secundário), da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.

As grandes vencedoras receberam como prémio um cartão-oferta para utilizar na loja Fnac, no valor de 250 euros, as finalistas suplentes receberam o mesmo prémio mas no valor de 150€, e para os restantes finalistas o valor atribuído foi de 100€. Todos os participantes receberam um certificado de participação e uma pequena lembrança.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s