“Ideias com mérito” 2014

Foi anunciado na página da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) o resultado das candidaturas 2014 das “Ideias com mérito”, à qual a Equipa das Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Agrupamento concorreu.

2014-04-30_1137

O resultado foi bastante positivo, uma vez que a nossa candidatura foi contemplada com uma verba de € 4100.

2014-04-30_1205

O projeto que apresentámos prevê desenvolver atividades ao longo dos dois próximos anos letivos relacionados com a aplicação dos livros eletrónicos e de tablets na sala de aula.

Breve descrição do projeto (adaptado do original enviado para a RBE)

Enquanto a geração “e” (electronic) se converte em geração “C” (colaboração, conetividade, conteúdo), agindo e aprendendo de forma diferente, consideramos fundamental fomentar um trabalho de proximidade com os conteúdos curriculares, promover a leitura e a utilização da informação e a produção de recursos educativos digitais e respetiva disseminação.

Este projeto visa a utilização de tablets e smartphones na sala de aula, de forma articulada, em atividades de formação e divulgação, para alunos e docentes, nos domínios:

a) promoção da leitura

b) fomento da literacia da informação

c) produção e disponibilização de conteúdos e aplicações que potenciem a leitura e aprendizagem.

Pretende-se que estes dispositivos comecem a ser utilizados na sala de aula, como qualquer outro recurso.

Numa primeira fase, trabalharemos com alunos e docentes do sétimo ano da Escola Secundária. Numa segunda fase, envolveremos turmas do 1.º CEB do Agrupamento. Se a dinâmica do projeto o determinar, podemos contemplar outros níveis.

A formação dos intervenientes será crucial, prevendo-se a demonstração das potencialidades dos dispositivos para lá da utilização trivial e passiva, a sua aplicação à leitura e o desenvolvimento de recursos educativos. Prevemos a produção de material pedagógico, nomeadamente de e-livros em domínio público, vídeos, apresentações, gamebooks, etc..

Para apoio à produção de material pedagógico que exija grandes recursos de informação e mobilidade, utilizaremos um computador portátil multimédia.

Para as sessões de formação de alunos e docentes prevemos a aquisição de tablets, computador portátil multimédia, software de produção, livros eletrónicos.

Procuraremos um apoio científico na FPCE da Universidade de Coimbra, com a vinda ao Agrupamento de peritos para formação.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s