Digital Public Library of America:

2013-04-19_1033

A “Digital Public Library of America” (biblioteca pública digital da América) traz-nos a riqueza das bibliotecas, dos arquivos e museus americanos e colocam-na à disposição de todos em acesso livre.

Contém a reprodução de documentos nas diversas formas de expressão e suportes em que o espírito humano se manifeste.

A DPLA está desenhada para ser:

1. Um portal destinado aos estudantes, professores, académicos e do público em geral. Para além de um motor de busca, o portal oferece formas inovadoras de pesquisa através da agregação de milhões de itens, incluindo barras cronológicas, mapas, formas e temas.

2. Uma plataforma que dá acesso a novas formas de utilização e trnsformação da herança cultural digitalizada. Utiliza um interface com uma aplicação programável e uma base de dados aberta e maximalizada e, deste modo, a DPLA pode ser aproveitada por criadores de aplicações de software, investigadores ou outros para crirem novos ambientes de aprendizagem, ferramentas e aplicações (apps).

3. Um adepto do acessso livre no século XXI. A possibilidade de aceder livremente aos materiais das bibliotecas públicas é uma parte central da cultura, uma vez que produz gerações de leitores àvidos e cultos, assim como cidadãos empenhados.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s