Projecto “Radiação Ambiente”: um 2.º e um 3.º lugares.

A Escola Secundária da Mealhada obteve o 2º lugar, no escalão do Ensino Secundário, e o 3º lugar, no escalão do Ensino Básico, a nível Nacional, no Projecto “Radiação Ambiente”.

No início do ano lectivo de 2010/2011, um grupo de alunos dos 10º e 8º anos e as suas professoras de Físico e Química, Cristina Fernandes e Graça Santos, aceitaram o desafio proposto pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), para desenvolver o projecto “Radiação Ambiente”, conjuntamente com cerca de 30 escolas do Ensino Básico e 50 do Secundário.

O grupo de alunos do 10º ano. Da esquerda para a direita:

o José, o Diogo, a Maria, a Rita, a Patrícia, a Mariana e o Rafael.

O grupo de alunos do 8º ano. Da esquerda para a direita:

Mafalda e Pedro, Nádia e Rafaela, Beatriz, Rui, Nuno, Natacha, Cristiana e, lá muito no alto, a Adriana.

XX

Este projecto destina-se à promoção de experiências nas Escolas, envolvendo radiações ionizantes e colocando ênfase no problema do gás radão. Assim, semanalmente e num período combinado entre professoras e alunos (após as aulas) foram realizadas várias experiências, tais como:

Estas experiências foram desenvolvidas pelos alunos com entusiasmo e rigor.

Os resultados, depois de analisados e explorados de acordo com orientações dos promotores do projecto, foram apresentados através de um poster científico, perante um  júri, à comunidade dos restantes participantes e investigadores do LIP, no Encontro Nacional que decorreu em Penacova, no passado dia 30 de Abril.

Para além das actividades experimentais realizadas, os alunos responderam a 3 testes na plataforma Moodle aplicados pelo LIP e construíram uma página na plataforma Moodle do projecto.

Poster apresentado pelos alunos do 10º ano no “IV encontro Nacional do Projecto radiação e Ambiente.

Poster apresentado pelos alunos do 8º ano no “IV encontro Nacional do Projecto radiação e Ambiente.

XX

Os alunos do 10º ano competiram com alunos do 10º, 11º e 12º anos (a desenvolver o projecto no âmbito da disciplina de Área-Projecto); os do 8º ano constituíram o único grupo deste ano de escolaridade a participar no Encontro Nacional, sendo os demais participantes, alunos do 9º ano.

É de destacar, mais uma vez, o entusiasmo dos alunos, pelo que deixamos um louvor muito grande pela sua motivação e empenho e votos de que estes prémios continuem a conduzir a muitos outros sucessos no futuro, provando assim que o mérito está na persistência e no trabalho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s