Economia para todos

Freakonomics

de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner

Os autores, um jornalista e outro economista, escreveram um grande êxito editorial cujo título foi Freakonomics. Gerou tamanho êxito que surgiram numerosos imitadores que tentaram e continuam a tentar a mesma fórmula: escrever livros divertidos e leves sobre coisas chatas e complicadas e, com isso, ganhar dinheiro, de preferência muito. Alguns conseguiram, outros não. Tanto em termos de rendimento como no estilo.

Baseando-se em estudos científicos disponíveis, procuravam dar uma visão ao público de determinados fenómenos da vida quotidiana através dos conhecimentos e métodos da economia.Por exemplo, que impacto tem o nome que os progenitores dão aos filhos ao longo da vida de um indivíduo. Ou uma provável relação entre a descriminalização do aborto e o decréscimo da taxa de criminalidade duas décadas depois. Ou porque é que o tráfico de droga não é, afinal, tão rendível para a maior parte dos traficantes como seria suposto pensar. Ou como a avalição de professores e de escolas é feito no sistema educativo americano e que efeitos tem.

Mais de quatro milhões de exemplares vendidos depois, em 35 línguas, os dois autores regressam com um novo livro que aborda questões tão insólitas como a prostituição ou o aquecimento global e revelam como as pessoas reagem aos incentivos. Também chegam a conclusões arrojadas, divertidas e, acima de tudo, surpreendentes.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s