Literacia estatística: recursos ALEA e do INE

Os Professores Bibliotecários do Agrupamento de Escolas da Mealhada participaram em Coimbra, na Escola Secundária Infanta D. Maria, numa acção de formação intitulada “A literacia estatística ao serviço da cidadania. Portal do INE e projecto ALEA – uma primeira abordagem”.
Nesta acção, orientada pelo formador do INE Albano Vinhais,  fruto do protocolo entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística (INE), os participantes tiveram a oportunidade de explorar os sítios da Internet do projecto ALEA – Acção Local de Estatística Aplicada e do INE.
O projecto ALEA nasceu de um projecto conjunto da Escola Secundária Tomaz Pelayo e do Instituto Nacional de Estatística e pretende constituir um contributo para a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para os alunos e professores do Ensino Básico e Secundário. A dinamizá-lo está uma colega daquela escola,  a Dr.ª Emília Oliveira, que tem feito um trabalho notável.
O projecto ALEA alia entretenimento, ciência estatística e informação estatística, numa combinação feliz e muito pedagógica, fornecendo muitos recuros para desenvolver a aplicar a estatística na sala de aula e noutros contextos formativos. Resta explorá-lo.
O sítio tem como supervisora científica a Profª Doutora Maria Eugénia da Graça Martins, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O sítio destaca os cursos de Noções de Estatística e de Noções de Probabilidades (em desenvolvimento), cujos conteúdos são da sua autoria e seguem o programa oficial de Matemática do ensino secundário.

O sítio do INE é um repositório de informação sobre todos os dados estatísticos relevantes para Portugal, mas é difícil a navegação, pelo que se impõe fornecer alguma formação neste domínio.

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento manifestam desde já a disponibilidade de fazer uma apresentação dos referidos sítios, no âmbito das suas funções como mediador nas escolas, articulando a BE com as actividades dos professores das diferentes áreas curriculares.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s